domingo, 3 de agosto de 2008

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO


Sempre atrasada, mas nunca é tarde para lembrar que estamos na SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO.
O leite materno é recomendado pelo Ministério da Saúde em regime exclusivo nos seis primeiros meses de vida e garante muitos benefícios para a mãe e o bebê. Sendo assim, é fundamental que todos os recém-nascidos recebam este alimento, mesmo aqueles que as mães tenham problemas para amamentar.

O apoio ao aleitamento materno é importante porque com ele todos ganham!
A amamentação é, com toda razão, conhecida como o Padrão Ouro da alimentação infantil. O ouro é reconhecido como algo precioso em várias culturas e por isso é valorizado e protegido. Como você se sentiria ao receber cobre em vez de ouro? Então, é isso o que ocorre quando o leite materno é substituído por produtos industrializados.

A campanha foi criada em 1992 pela ONG Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA - Word Alliance for Breastfeeding Action em inglês) com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).
Hoje encontramos a cartilha criada pelo Senac São Paulo em parceria com o Santander Universidades, dando dicas para auxiliar na alimentação saudável e amamentação. Se você entrar no site poderá pedir um kit contendo CD e cartilhas para distribuir no local onde trabalha. Listei abaixo alguns sites onde você poderá acompanhar mais sobre amamentação:

DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

Muitas vezes a mãe não consegue amamentar o seu bebê.Nesses casos, os bebês contam com a ajuda das doadoras de leite humano, que contribuem para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida dos bebês.
Para incentivar novas doações, o Ministério da Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno,criou o Dia Nacional de Doação de Leite Humano no Brasil, reforçando assim a Política Nacional de Aleitamento Materno. O slogan da campanha para este ano é “Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece”.
A Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (BLH), criada por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz, conta, atualmente, com 187 unidades em funcionamento e 29 postos de coleta. Esta rede se iniciou a partir do centro de referência nacional, instalado desde 1943 no Instituto Fernandes Figueira(IFF),unidade materno-infantil da Fiocruz. Os bancos de leite humano são responsáveis por pasteurizar e distribuir aos recém- nascidos prematuros e outros lactentes impossibilitados de serem amamentados ao seio materno.
O Banco de Leite do IFF funciona com o apoio do programa Bombeiro Amigo do Peito, que passa diariamente nas casas das doadoras para recolher o leite fornecido. As mães interessadas em doar o excesso de leite ou receber qualquer tipo de orientação em relação à amamentação, podem ligar gratuitamente para o SOS Amamentação, pelo telefone 0800 268877 ou acessar o portal da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.