segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Minerim Arretado

U Minerim cordô cêdo, ispriguíçô, lavô as mão na gamela, limpô uszói, sinxugô, tomô café, pegô a inxada, sivirô pra muié, I falô:

- Muiééé, tôin trabaiá.Quand'êle saiu da casa, ó invêiz dií prá roça, ele subiu num pé di manga I ficô iscundidim. De repente, pareceu um cumpadi Negão. Ele foi inté u pé di manga I nem si percebeu q`o minerim tava láinriba. Pegô u`a manga ... chupô, pegô ôtra, I mais ôtra..., I a muié du caboquim chegô na janela e gritô:

- Pó'vim, q'ele já foi! O Negão largô as manga, I sinfurnô denda casa du mineirim. O caboquim, danado de réiva, desceu da árve, pegô um facão e intrô na casa. Quand'ele abriu a porta, ele viu o Negão chupando as teta da muié. Intonsi ele levantô u facão e falô:

- Vai morrêêêêê Negão!!!

Num é q`o cumpadi Negão puxô dum 38 da cintura, I pontô pro minerim falano:

- Pru que queeu vou morrer?

E o caboquim:

- Uai cê chupô trêis manga e agora tá mamando leite. Assim cê vai morrê. Manga cum leite faiz mar, uai!!!


Obs:Uma forcinha ,nessa fase sem inspiração,do meu amigo Lobo que me mandou essa por email.Valeu,Lobo!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

MULHERES AFEGÃS



Hoje,fazendo esse post,por duas vezes fui obrigada a parar,tal o meu espanto e repugnância.Mas,como podem ver,continuei,não sem antes ficar com um gosto amargo e angustiante na garganta.
Essa lista vai mostrar uma pequena parte da terrível vida das mulheres e não será capaz de expor profundamente a humilhação, sofrimento e privações que sofrem.O Talibã trata mulheres pior que animais. Eles declararam ilegal manter animais presos em gaiolas ou jaulas, enquanto mantêm como prisioneiras as mulheres, entre as quatro paredes de suas casas. Exceto para produzir crianças, satisfazer as necessidades sexuais dos homens ou fazer o trabalho da casa, as mulheres não têm nenhuma importância aos seus olhos.

1-É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc.
2-É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido).
3-É proibido falar com vendedores homens.
4-É proibido ser tratada por médicos homens.
5-É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.
6-É obrigado o uso do véu completo (Burka) que cobre a mulher dos pés à cabeça.
7-É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não estiverem usando as roupas adequadas (burka) ou que estejam agindo em discordância com o que o Taliban quer, ou ainda que esteja sem seu "mahram".
8-É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com seus calcanhares cobertos.
9-É permitido jogar pedras publicamente em mulheres que tenham tido sexo fora do casamento (vários amantes foram apedrejados até a morte).
10-É proibido qualquer tipo de maquiagem ( muitas mulheres tiveram seus dedos cortados por pintar as unhas).
11-É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.
12-É proibido à mulher rir alto. (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher)
13-É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.
14-A mulher não pode usar táxi sem a companhia de um "mahram".
15-É proibida a presença de mulheres em radios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.
16-É proibido às mulheres qualquer tipo de esporte ou mesmo entrar em clubes e locais esportivos.
17-É proibido às mulheres andar de bicileta ou motocicleta, mesmo com seus"mahrams".
18-É proibido o uso de roupas que sejam coloridas ou, em suas palavras "que tenham cores sexualmente atrativas".
19-É proibida a participação de mulheres em festividades.
20-As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos
21-Todos os lugares com a palavra "mulher" devem ser mudadas, por exemplo: "o jardim da mulher" deve passar a se chamar "jardim da primavera".
22-As mulheres são proibidas de aparecer nas varandas de suas casas.
23-Todas as janelas devem ser pintadas de modo às mulheres não serem vistas dentro de casa por quem estiver fora.
24-Os alfaiates são proiidos de costurar roupas para mulheres
25-Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa)
26-Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus
27-É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu.
28-Mulheres não podem se deixar fotografar ou filmar.
29-Fotos de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas
30-O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família
31-É proibido às mulheres cantar.
32-É proibido a homens e mulheres ouvir música.
33-É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo. Por favor, ore pelas mulheres do Afeganistão.

Fonte: Planeta Terra

Leia também sobre a Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RAWA)



Achei essa foto na busca por imagens para o slide.Me intrigava a semelhança entre as duas mulheres e o que elas teriam em comum.Fui atrás e encontrei o motivo de tal semelhança:


Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984. Foi no acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética. Sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de 1985 e, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes, a capa converteu-se numa das mais famosas da revista e do mundo. No entanto, naquele tempo ninguém sabia o nome da garota. O mesmo homem que a fotografou realizou uma busca à jovem que durou exatos 17 anos. Em janeiro de 2002, encontrou a menina, já uma mulher de 30 anos e pôde saber seu nome. Sharbat Gula vive numa aldeia remota do Afeganistão, é uma mulher tradicional pastún, casada e mãe de três filhos.Ela regressou ao Afeganistão em 1992.



domingo, 3 de agosto de 2008

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO


Sempre atrasada, mas nunca é tarde para lembrar que estamos na SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO.
O leite materno é recomendado pelo Ministério da Saúde em regime exclusivo nos seis primeiros meses de vida e garante muitos benefícios para a mãe e o bebê. Sendo assim, é fundamental que todos os recém-nascidos recebam este alimento, mesmo aqueles que as mães tenham problemas para amamentar.

O apoio ao aleitamento materno é importante porque com ele todos ganham!
A amamentação é, com toda razão, conhecida como o Padrão Ouro da alimentação infantil. O ouro é reconhecido como algo precioso em várias culturas e por isso é valorizado e protegido. Como você se sentiria ao receber cobre em vez de ouro? Então, é isso o que ocorre quando o leite materno é substituído por produtos industrializados.

A campanha foi criada em 1992 pela ONG Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA - Word Alliance for Breastfeeding Action em inglês) com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).
Hoje encontramos a cartilha criada pelo Senac São Paulo em parceria com o Santander Universidades, dando dicas para auxiliar na alimentação saudável e amamentação. Se você entrar no site poderá pedir um kit contendo CD e cartilhas para distribuir no local onde trabalha. Listei abaixo alguns sites onde você poderá acompanhar mais sobre amamentação:

DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

Muitas vezes a mãe não consegue amamentar o seu bebê.Nesses casos, os bebês contam com a ajuda das doadoras de leite humano, que contribuem para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida dos bebês.
Para incentivar novas doações, o Ministério da Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno,criou o Dia Nacional de Doação de Leite Humano no Brasil, reforçando assim a Política Nacional de Aleitamento Materno. O slogan da campanha para este ano é “Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece”.
A Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (BLH), criada por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz, conta, atualmente, com 187 unidades em funcionamento e 29 postos de coleta. Esta rede se iniciou a partir do centro de referência nacional, instalado desde 1943 no Instituto Fernandes Figueira(IFF),unidade materno-infantil da Fiocruz. Os bancos de leite humano são responsáveis por pasteurizar e distribuir aos recém- nascidos prematuros e outros lactentes impossibilitados de serem amamentados ao seio materno.
O Banco de Leite do IFF funciona com o apoio do programa Bombeiro Amigo do Peito, que passa diariamente nas casas das doadoras para recolher o leite fornecido. As mães interessadas em doar o excesso de leite ou receber qualquer tipo de orientação em relação à amamentação, podem ligar gratuitamente para o SOS Amamentação, pelo telefone 0800 268877 ou acessar o portal da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.